Sobre o Espaço

 

Mais sobre o espaço


Sobre o Espaço 

O Espaço Cultural Correios ocupa um belíssimo prédio histórico na Praça da Alfândega, localizada no Centro de Porto Alegre. Inaugurado em 1914 e tombado pelo IPHAN em 1980, o edifício foi sede dos Correios na capital gaúcha por décadas e atualmente abriga também o Memorial do Rio Grande do Sul. Entre as atividades realizadas estão exposições de artes visuais, oficinas, eventos e visitas guiadas à Sala Histórica.

 Mais sobre o Espaço

Com o objetivo de fomentar ações culturais, abrigar a memória postal e contribuir para o desenvolvimento da sociedade, o Espaço Cultural Correios Porto Alegre foi constituído em 2005. Promove suas atividades num prédio que foi projetado pelo arquiteto alemão Theo Wiedersphan e que está situado entre outros dois importantes espaços de arte do Estado: o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e o Santander Cultural. 

No térreo do prédio, um amplo espaço está disponível para abrigar exposições artísticas e outras atividades culturais. Além de receber projetos selecionados através de edital, o local também está apto a acolher, através do sistema de escolha direta, ações propostas por artistas, curadores e produtores culturais.

 Programação 

Sala Histórica Correios

A história dos Correios nos últimos dois séculos é contada através de uma coleção de móveis, máquinas e equipamentos. Os visitantes podem conhecer a memória da empresa e resgatar a história da correspondência no Brasil, agendando uma visita guiada ao espaço.

 

Exposição

A Tempestade




O Espaço Cultural Correios Porto Alegre abre sua programação de 2020 com a exposição “A Tempestade”, composta por fotografias do artista Fábio André Rheinheimer. O período de visitação é de 9 de janeiro a 16 de fevereiro.

 “A Tempestade” é parte de um projeto de pesquisa de Fábio André que tem como referências a produção de artistas impressionistas e as obras em estilo ukiyo-e (gênero artístico japonês). A exposição reúne os registros fotográficos de pinturas abstratas que foram realizadas e alteradas com sobreposições sucessivas, provocando o surgimento de novas imagens e a extinção de outras, num processo de constante transformação. O resultado desses exercícios são as imagens impressas em tecidos com grandes dimensões e em adesivos sobre PVC que podem ser conferidas no Espaço Cultural Correios.

 Em 2020, Fábio André Rheinheimer está comemorando 33 anos de trajetória artística desde que realizou a sua primeira exposição individual. Ao longo desse tempo, o artista também participou de diversas exposições coletivas e ainda foi curador em dezenas de projetos de Artes Visuais.

 O Espaço Cultural Correios Porto Alegre fica no térreo do prédio histórico dos Correios na Praça da Alfândega (com entrada pela lateral, na Avenida Sepúlveda). A exposição poderá ser visitada das 10h às 18h de terça e sábado, e das 13h às 17h aos domingos.

 
 SERVIÇO:
A Tempestade
Exposição de fotografias de Fábio André Rheinheimer
Abertura: quinta-feira, 9 de janeiro, das 17h30min às 20h
Visitação: de 10 de janeiro a 16 de fevereiro (de terça a sábado, das 10h às 18h, e aos domingos, das 13h às 17h)
Local: Espaço Cultural Correios Porto Alegre (térreo do prédio histórico dos Correios na Praça da Alfândega, com entrada pela lateral, na Av. Sepúlveda)
Entrada gratuita


 

Centro Cultural Porto Alegre

Endereço:

Rua Sete de Setembro, 1.020, Térreo – Praça de Alfândega
Centro – Porto Alegre - RS
CEP: 90010-191 

Horário de funcionamento:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Contatos:

Telefone: (51) 3220-4728
E-mail: espacocultural-rs@correios.com.br