Sobre o Espaço

 

Mais sobre o espaço


Sobre o Espaço 

O Espaço Cultural Correios ocupa um belíssimo prédio histórico na Praça da Alfândega, localizada no Centro de Porto Alegre. Inaugurado em 1914 e tombado pelo IPHAN em 1980, o edifício foi sede dos Correios na capital gaúcha por décadas e atualmente abriga também o Memorial do Rio Grande do Sul. Entre as atividades realizadas estão exposições de artes visuais, oficinas, eventos e visitas guiadas à Sala Histórica.

 Mais sobre o Espaço

Com o objetivo de fomentar ações culturais, abrigar a memória postal e contribuir para o desenvolvimento da sociedade, o Espaço Cultural Correios Porto Alegre foi constituído em 2005. Promove suas atividades num prédio que foi projetado pelo arquiteto alemão Theo Wiedersphan e que está situado entre outros dois importantes espaços de arte do Estado: o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e o Santander Cultural. 

No térreo do prédio, um amplo espaço está disponível para abrigar exposições artísticas e outras atividades culturais. Além de receber projetos selecionados através de edital, o local também está apto a acolher, através do sistema de escolha direta, ações propostas por artistas, curadores e produtores culturais.

 Programação 

Sala Histórica Correios

A história dos Correios nos últimos dois séculos é contada através de uma coleção de móveis, máquinas e equipamentos. Os visitantes podem conhecer a memória da empresa e resgatar a história da correspondência no Brasil, agendando uma visita guiada ao espaço.

 

Exposição

Múltiplos olhares: 28 fotógrafos

 

O curador Fábio André Rheinheimer reúne obras de 28 fotógrafos que residem na capital gaúcha em exposição no Espaço Cultural Correios, que inaugura no dia 3 de março.

Imagens que traduzem diferentes visões e fragmentos sobre Porto Alegre, sobre a natureza, sobre o concreto, sobre o mundo. A exposição “Múltiplos Olhares: 28 fotógrafos” nasceu do convite do curador, arquiteto e artista visual Fábio André Rheinheimer. Ele desafiou profissionais da fotografia a mostrarem suas diferentes interpretações e olhares em imagens que estarão na mostra, que será inaugurada no dia 3 de março, das 17h30 às 20h no Espaço Cultural Correios (Av. Sete de Setembro, 1020, no Centro Histórico). A exposição fica em cartaz até o dia 29 de março, com entrada franca.

 

 

 

Cada fotógrafo contribuiu com 2 obras para essa exposição composta por 56 imagens. Parte desse material foi produzido durantes duas saídas de campo, realizadas em janeiro, pelo Centro Histórico. A ideia era homenagear Porto Alegre, em seu mês de aniversário, e também mostrar os múltiplos olhares dos fotógrafos - a maioria residente na capital gaúcha - sobre o mundo.

Na mostra, estão registros de Ana Fernanda Tarrago, Andréa Barros, Andréa Seligman, Alexandre Eckert, Aníbal Elias Carneiro, Bia Donelli, Clara Koury, Douglas Fischer, Eduardo Grazia, Fábio Petry, Flávia Ferme, Flávio Wild, Helena Stainer, Iara Tonidandel, Ivana Werner, Laércio de Menezes, Leandro Facchini, Leonardo Kerkhoven, Manoel Petry, Marcelo Filimberti, Marcelo Leal, Nattan Carvalho, Paulo Mello, Rafael Karam,  Rogério Soares, Sílvia Dornelles, Tiago Jaques e Victor Ghiorzi.

Fábio André Rheinheimer explica que a exposição foi concebida a partir da interação entre elementos aparentemente desconexos, elementos do portfólio de 28 profissionais. “A partir destas parcelas - imagens extraídas do contexto - organizam-se outras possibilidades do ver, novas ressignificações. Neste percurso, eis o espectador a delinear, segundo apropriação particular), a elaboração hipotética de outros (ou novos) relatos, tendo por objeto a livre inter-relação entre produções distintas”, descreve.

Dessa forma, a partir da visão dos expectadores sobre os múltiplos olhares dos fotógrafos surgem novas imagens e olhares. “É a elaboração de um diálogo plural (segundo fragmentos de produções distintas, sem jamais o pretender definitivo ou absoluto), de domínio exclusivo do espectador, autor de releituras e narrativas poéticas a partir de imagens que, mesmo condenadas à estagnação de um momento, eclodem numa profusão de novas apropriações simbólicas”, sintetiza Rheinheimer.

Múltiplos Olhares: 28 fotógrafos

Curadoria Fábio André Rheinheimer
Abertura: 3 de março, coquetel das 17h30 às 20h. 
Visitação: de 4 a 29 de março de 2020 - terça a sábado, das 10h às 18h; domingo, das 13h às 17h. 
Espaço Cultural Correios, Av. Sete de Setembro, Nº1020, Centro Histórico, Porto Alegre RS.  

 

Centro Cultural Porto Alegre

Endereço:

Rua Sete de Setembro, 1.020, Térreo – Praça de Alfândega
Centro – Porto Alegre - RS
CEP: 90010-191 

Horário de funcionamento:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Contatos:

Telefone: (51) 3220-4728
E-mail: espacocultural-rs@correios.com.br