Notícias > Correios lança selo em comemoração às relações diplomáticas entre Brasil e Finlândia

Correios lança selo em comemoração às relações diplomáticas entre Brasil e Finlândia

Brasília, 04/12/2019 - Os Correios lançaram ontem à noite (3), na embaixada da Finlândia em Brasília, a emissão comemorativa Relações Diplomáticas Brasil/Finlândia. O selo homenageia o centenário das relações oficias entre os países, que se iniciou em 26 de dezembro de 1919, quando o Brasil reconheceu a independência da Finlândia em relação à Russia, ocorrida dois anos antes.

O presidente dos Correios, Floriano Peixoto, acompanhou o embaixador finlandês, Jouko Lenonen, durante a primeira obliteração do selo. Também participaram da cerimônia o chefe do Departamento da Europa do Ministério das Relações Exteriores, ministro Carlos Peres, e a filha da artista Eila Ampula.

"Ao lançar o selo numa data importante para a Finlândia, os Correios cumprem o papel de consolidar as relações entre os dois países", ressaltou o presidente dos Correios. Para Joules Leinonen, embaixador finlandês no Brasil, além da homenagem à relação entre os países, o selo também comemora os 90 anos da instalação da colônia finlandesa na cidade de Penedo, no Rio de Janeiro. "Essa colônia é hoje um símbolo vivo dessa relação", destacou.

Sobre o selo - O selo traz a imagem da tapeçaria da artista Eila Ampula, feita em 1973 para a residência oficial do embaixador da Finlândia em Brasília. Com linhas, curvas e cores vibrantes da natureza brasileira, onde a artista se inspirou, a arte da peça filatélica foi produzida com técnicas de fotografia e computação gráfica. A emissão tem tiragem de 240 mil selos já está disponível nas principais agências do Brasil e na loja virtual dos Correios.

História - As relações fino-brasileiras são anteriores aos 100 anos agora comemorados. Naturalistas finlandeses visitaram o Brasil no início dos anos 1800 e Dom Pedro II visitou o país europeu em 1876. À época, o café brasileiro já era popular na Finlândia, povo que até hoje mais bebe café no mundo. Em 1929 foi fundada em Penedo, no Rio de Janeiro, uma colônia finlandesa que recebeu aproximadamente 300 imigrantes ao longo dos anos, com sua cultura presente até hoje na cidade. As relações políticas se estreitaram nos anos 1980, quando começaram as visitas ministeriais. Hoje, o Brasil é o maior parceiro comercial da Finlândia na América Latina.