Enviar e Receber > Encomendas > Prepare seu pacote

Prepare seu pacote

A importância da embalagem


Uma embalagem adequada é essencial para enviar uma encomenda pelos Correios. É primordial que a embalagem resista ao peso, à forma e à natureza do conteúdo e às condições de transporte. 

Saiba como seu objeto deve ser preparado para envio pelos Correios.

 

Limites de pesos e dimensões

limites-peso-dimensoes-p.png
É fundamental observar as limitações de peso e dimensões 

 

Como embalar corretamente

Caixa parda
A embalagem pode ser adquirida nos Correios, em outros fornecedores ou fabricada pelo próprio cliente: envelopes, caixas, pacotes e rolos de papel, plástico, isopor, madeira ou metal.

Orientações sobre as melhores práticas para embalar corretamente, acesse o Guia Técnico - Embalagens Recomendadas pelos Correios.

 

Embalagens dos Correios

embalagens-correios.png
Nossas embalagens estão disponíveis nas linhas básica, convencional ou temática. Possuem campos para os dados do destinatário e do remetente e para o registro das tentativas de entrega pelo carteiro, quando não encontra o destinatário. São fáceis de montar e podem ser compradas nas agências ou na loja online dos Correios.

 

Formas de Endereçamento

O correto endereçamento propicia rapidez, economia e segurança no envio de cartas, malas diretas e encomendas. Veja quais elementos compõem o endereçamento e como devem ser endereçadas as cartas e encomendas.

 

Obrigatoriedade da nota fiscal


A legislação fiscal brasileira exige que toda mercadoria transportada entre os estados e seus municípios deverá ser acompanhada de nota fiscal ou do Formulário de Declaração de Conteúdo (formulário em PDF, formulário em ODT) que deverá ser acondicionado em envelope plástico transparente autoadesivo e fixado na parte externa da embalagem;

O cliente será responsabilizado por possíveis infrações em virtude da não inclusão da documentação fiscal na encomenda;

As encomendas postadas na Zona Franca de Manaus e nos municípios de fronteira internacional devem ser apresentadas abertas para atender a determinação da Receita Federal e dos órgãos de segurança.